Cancerologia e oncologia, dois nomes e a mesma função

A cancerologia ou oncologia são os nomes dados a uma mesma prática médica, a prática que estuda e trata do câncer. Ele estuda os tumores malignos, sua evolução, o melhor tratamento e acompanha desde o inicio do tratamento até o fim. É o cancerologista ou oncologista, que define qual é o melhor tratamento para o tipo especifico de tumor.

Para o melhor desenvolvimento da oncologia é preciso que uma equipe multidisciplinar esteja presente para o tratamento do paciente. Essa equipe pode conter profissionais de todas as áreas, desde psicólogos até mesmo médicos especializados, por exemplo, pediatras, ortopedistas e dermatologistas. A família também precisa estar presente para ajudar o paciente a passar pelo tratamento da melhor maneira possível.

O campo de trabalho para esse profissional é muito amplo, ele pode se especializar em áreas algumas áreas. Existe a oncologia pediátrica, onde o profissional trata de câncer em crianças; oncologia clínica onde o profissional trata do câncer de maneira clínica; e a oncologia cirúrgica onde o especialista trata do câncer de maneira cirúrgica.

Além dessas especializações o oncologista precisa saber lidar com o sentimento das pessoas, é ele quem vai orientar a família do paciente psicologicamente, sugerir a dieta correta ao paciente, ele precisa estar atento à condição psicológica do paciente e saber se é necessário encaminha-lo para um psicólogo.

Fonte: Portal Educação

Avenida ACM, 585 - Centro Médico Louis Pasteur, Sala 1.410 - Itaigara, Salvador/BA

(71) 3355-0055
(71) 99159-9291 (WhatsApp) / 99201-1320

Marque uma consulta
71 3355-0055